VARIEDADES

Engenheira agrícola lança livro com alerta sobre a importância da preservação do Rio Manuel Alves
O livro Os Troás, Fêmina – A Protetora das Águas, com foco na educação ambiental é o primeiro de uma trilogia que será lançada pela escritora

Com cunho na preservação ambiental a fim de alertar sobre a importância da preservação do rio Manuel Alves, que banha a cidade do Rio da Conceição, a engenheira agrícola Fernanda Tainã Castro, lançou nesta segunda-feira, 04, o livro Os Troás - Fêmina: A Protetora das Águas. 
 
Prestigiaram o lançamento a prefeita da cidade Ednalva Oliveira, a vereadora presidente da Câmara, Cristina Carvalho, os vereadores Joel Oliveira, Emerson Cardoso e Sandra Neres, além do secretário de Turismo, Romário Cardoso.
 
A obra é direcionada para o público infanto-juvenil, escrita em coautoria com o professor de história de Dianópolis, Wátila Bonfim.
 
A história se passa nas Serras Gerais e a protagonista da história é uma guerreira protetora do Cerrado, dos animais e das águas do rio Manuel Alves.
 
- Os Troás é uma vibrante narrativa de uma lenda das Serras Gerais que mistura uma eletrizante aventura com a magia de seres míticos protetores do Cerrado, da fauna e do rio Manuel Alves - disse Fernanda Tainã que é Inspetora de Recursos Naturais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).  
 
Para ela, que é apaixonada pela região e pelo turismo, é importante frisar a importância da preservação do rio. "O rio Manuel Alves banha a cidade, todo mundo vive em volta desse rio, tem até um palavreado aqui no Rio da Conceição em que dizemos assim: 'antes ou depois do rio' e 'do lado de lá ou do lado de cá'. É um rio muito importante na história de todo mundo que vive aqui e é, também, um dos principais afluentes do rio Tocantins", relatou.
 
Fernanda adiantou que após ter abordado o tema sobre a importância da preservação da água, os próximos exemplares trarão conteúdo sobre caça predatória e degradação ambiental do solo.   
 
Sobre os autores

Fernanda Tainã é engenheira agrícola formada na Universidade Estadual de Goiás (UEG), especialista em Turismo e Hotelaria, Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho com ênfase em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Entusiasta do ecoturismo das Serras Gerais, Fernanda publicou em 2021 a obra Os Troás e foi finalista do prêmio Mulheres Empreendedoras da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020.
 
Wátila Bonfim é formado em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialista em História Social e mestre em Geografia pela mesma instituição. É professor da educação básica e escritor de outras seis obras entre elas estão Tocantins de África: histórias da escravidão e Os filigraneiros de Natividade, Tocantins: patrimônio imaterial, identidade e turismo, publicados em 2021 e 2019, respectivamente. 
 
 
 


Participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM



VARIEDADES  |   23/07/2021 13h57

Rio da Conceição - TO
 




VARIEDADES  |   19/07/2021 19h57

Rio da Conceição - TO
 

VARIEDADES  |   12/07/2021 19h13

Rio da Conceição - TO