NEGÓCIOS

Sebrae Tocantins leva 50 produtoras rurais para o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
Evento, que ocorre em São Paulo, tem neste ano como tema “Dobrar o Agro de Tamanho com Sustentabilidade: A Marca Brasileira”

O Sebrae Tocantins viabilizou a participação de 50 empreendedoras na 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, maior evento do segmento da América Latina. A iniciativa, que ocorre no formato presencial até esta quinta-feira, 26, em São Paulo (SP), tem neste ano como tema "Dobrar o Agro de Tamanho com Sustentabilidade: A Marca Brasileira".



A gerente do Sebrae, Milena Lima, pontua que as mulheres no agronegócio do Tocantins têm conquistado um espaço cada vez mais significativo no empreendedorismo do Estado. Segundo a gestora, elas desempenham papéis fundamentais na produção de alimentos e no desenvolvimento rural, no entanto, ela destaca que essas mulheres ainda enfrentam desafios em um setor historicamente dominado por homens.



"Neste cenário, o Sebrae desempenha um papel crucial no apoio e empoderamento das mulheres rurais, as capacitando e impulsionando suas iniciativas no campo, ações que por sinal devem ser levadas para fora do Tocantins, por isso, é tão importante a participação dessas empreendedoras em eventos como este", reforça.



Milena ainda destaca que o agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, responsável por grande parte das exportações e pela produção de alimentos que chegam às mesas de milhões de pessoas em todo o mundo. Neste contexto, ela frisa que o potencial da mulher no sistema do agronegócio cresce de maneira exponencial.



"O setor oferece uma série de oportunidades para empreendedores, incluindo as mulheres, que têm se destacado em áreas como agricultura, pecuária, agroindústria e outras atividades relacionadas. E neste congresso elas estão aprendendo sobre liderança, resiliência, velocidade, comunicação, afetividade e empreendedorismo, ou seja, é um momento ímpar para elas trocarem experiências e levar na bagagem um universo vasto de conhecimento do agro no País e no mundo".




Caroline Schneider Barcellos, produtora rural no Tocantins, conta que há mais de 10 anos empreende na área. Segundo ela, em toda essa jornada foram inúmeros desafios que teve que enfrentar, enquanto mulher, que atua nesta área. Porém, ela relata que sempre buscou o conhecimento aliado à prática, porque era uma forma de driblar o preconceito e conseguir ter sucesso em seu negócio. "Eventos como este são fundamentais para conhecermos ideias que funcionam no agronegócio, além do mais, é uma forma de desenvolver conexões com outras mulheres, onde conseguimos aprender, trocar ideias, contribuir e entender as dores que cada mulher enfrenta nos seus negócios", comenta.
 


Participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM



NEGÓCIOS  |   18/11/2023 08h43

Gurupi - TO